sábado, 30 de maio de 2009

29 de maio - Dia do Geógrafo!


Caríssimos acompanhantes deste blog,

ontem foi o dia nacional do geógrafo! Profissional que tem a sua importância para a sociedade, pois está a servir seja nas salas de aula como professor, seja no governo como planejador ou seja no meio do mato, desvendando segredos do nosso mundo com seus mapas sempre à tiracolo.
Como geógrafo, tenho muito orgulho da minha profissão e a realizo com a mesma paixão de quando descobri os primeiros mapas e os lugares interessantes no nosso lar, o planeta Terra, na minha remota infância, e que me exerce fascinação até hoje!
A palavra geografia foi pela primeira vez usada nos idos do séc. III a. C. pelo matemático e astrônomo grego Eratóstenes, que ao calcular a distância entre as cidades de Assuã e Alexandria, no Egito, descobriu a esfericidade da Terra por meio do ângulo que se formava na sombra de estacas quando o sol se projetava no céu. Chamou o "estudo da Terra" de geografia (que vem do grego Geo = Planeta Terra e Graphen = Escrita).


Mapa medieval do séc XII, mostra os continentes conhecidos até então, a Europa, a Ásia e a África feito pela Igreja católica.

Já a geografia moderna que é estudada e pesquisada atualmente remonta de meados do séc. XIX, aonde houve um grande desenvolvimento teórico junto as ciências naturais, tais como a Biologia, a Física, a Geologia (não confundir com a Geografia, pois a Geologia estuda as relações dos objetos naturais na história da Terra), dentre outras. Porém ao contrário dessas ciências, que estudavam essencialmente as relações da natureza e desprezavam a espécie humana como parte dessas relações (ver o meu post anterior sobre a Mata Atlântica), a geografia se preocupava em estabelecer as relações do homem com o espaço geográfico, ou seja, o homem, como parte da natureza, poderia interferir nela até que ponto? Qual é o impacto das ações humanas no espaço geográfico na história de nossa sociedade? Essas são algumas perguntas que até hoje nos perguntamos e que partem pesquisas mundo afora.

Também aproveito o espaço para fazer uma pequena homenagem ao maior geógrafo brasileiro ainda vivo, o prof. Dr. Aziz Ab´Saber, na qual tive o prazer de tirar essa foto acima, e que contribuiu imensamense para conhecermos um pouco mais sobre nosso igualmente imenso território brasileiro com seus estudos sobre o relevo e geomorfologia. E que emprega com muita satisfação, a bandeira da geografia brasileira não apenas como ciência, mas como um campo de estudo mais amplo, na qual cada um de nós é protagonista de sua história.

"A geografia nada mais é do que a descoberta diária do mundo em que vivemos, com suas qualidades e defeitos; porém para se entendê-la, é necessário que nos localizemos diante do desconhecido" Mister Ale (1981-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vai postar mais nada não? kkk
abs

Tati

Unknown disse...

Olá! Adorei sua frase sore a geografia!
Sou uma aspirante a Geógrafa, termino no ano que vem, faço Geografia na UFG.
Adorei seu blog!
Ah, sobre o que vc escreveu sobre vc, todo geógrafo é doido, não só nas horas vagas!
rsrsrs
bjo,
Ludmila